Hidrossalpinge é a dilatação das trompas. Pode ser provocada por procedimentos cirúrgicos, por endometriose. Mas a principal causa é a infecção por bactérias sexualmente transmissíveis como gonorreia, clamídia, micoplasma, ureaplasma. Essa trompa está danificada e pode estar obstruída.
Como deve ser o tratamento Na maioria dos casos o médico indica o uso de antibióticos de acordo com o agente infeccioso responsável pela hidrossalpinge, além de poder ser indicados medicamentos para aliviar os sintomas ou regular o ciclo menstrual, por exemplo.
Os sintomas mais comuns são dor pélvica, febre e corrimento vaginal com odor, mas, muitas vezes, o quadro da doença pode ser assintomático, afirma o ginecologista. — Às vezes, a pessoa não sente nada e só descobre o problema após a evolução da doença ou nem chega a tratar. A hidrossalpinge pode atingir qualquer mulher.
A hidrossalpinge é um problema em que as tubas uterinas ficam obstruídas e cheias de líquido. Essa obstrução é decorrente de um processo infeccioso, frequentemente causado por doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, por exemplo.
Caso o problema com as tubas seja diagnosticado, o médico pode recomendar a cirurgia para corrigir os danos ou desbloquear as tubas uterinas. No entanto, se a paciente está ovulando normalmente, o profissional pode considerar técnicas de reprodução assistida que não necessitam das tubas uterinas, como a FIV.
Acupuntura e a desobstrução tubária Segundo a medicina chinesa, está comprovada a atuação da acupuntura para equilibrar hormônios e neurotransmissores que afetam a ovulação e a fertilidade feminina. Acupuntura atua na vascularização uterina, na espessura do endométrio e na melhora da libido.
Tratamento medicamentoso para hidrossalpinge não existe. O tratamento é sempre cirúrgico. A medicação é usada em casos de salpingite (inflamação das trompas por inúmeras causas), que pode estar associada à hidrossalpinge.
O tratamento consiste em interromper a infecção por meio de antibióticos. Em alguns casos graves é necessário tratamento hospitalar e até cirurgia. Recomenda-se evitar relações sexuais no período da doença.
Sintomas de salpingite