ILHOTA ÓSSEA OU ENOSTOSE Esta é uma lesão de natureza incerta, encontrada em todas as faixas etárias, tanto em homens como em mulheres(2). São geralmente assintomáticas, e na maioria dos casos um achado de exame(3). As enostoses são mais comuns nos ossos da pelve, costelas e fêmur.
O tratamento é feito com repouso e uso de anti-inflamatórios. Novos estudos têm proposto a descompressão óssea cirúrgica através de furos intramedulares com broca do tamanho 3,5mm nos sítios de lesão, a fim de causar uma descompressão óssea.
s. f. Med. Tumor ósseo que se desenvolve dentro do canal medular ou na superfície interna do córtex do osso.
Osteoma ou excrescência óssea para dentro da cavidade medular de um osso.
ENOSTOSE. É uma lesão óssea benigna que não costuma causar sintoma algum e geralmente é encontrada por acaso na ressonância.
Outros exames de imagem também podem ser usados para diagnosticar as metástases ósseas como:
O encondroma é um tumor ósseo benigno (não cancerígeno) formador de cartilagem que pode ser encontrado de forma mais comum no interior de ossos longos e nos ossos tubulares de mãos e pés. O paciente costuma ter entre 20 e 30 anos , mas também pode acometer pessoas um pouco mais jovens e um pouco mais velhas.
A osteopoiquilose é uma displasia osteosclerótica, assintomática, também conhecida como osteopatia condensante disseminada ou doença do osso manchado(1). Descrita no início do século por Stieda, Albers-Schönberg e Ledoux-Lebard, costuma ser um achado radiológico em investigação de doença concomitante(2).
Foco esclerótica é uma forma de definir uma lesão/alteração em que a sua aparência mais "opaca/radiointensa" no exame de imagem (radiografias, tomografia etc).