substantivo feminino Do mesmo significado de conjectura. Opinião fundamentada em aparências, em possibilidades.
Conjectura é um substantivo feminino que significa um juízo ou opinião com fundamentação incerta, ou uma dedução de um acontecimento que poderá acontecer no futuro, baseado em uma presunção.
Hipótese ou suposição pouco fundamentada: 1 futuração, cálculo, elucubração, especulação, estimativa, hipótese, lucubração, opinião, palpite, postulado, pressuposição, pressuposto, presunção, previdência, previsão, prognose, prognóstico, suposição, suposto, suspeita, teoria, tese, vislumbre.
O substantivo feminino conjectura indica uma hipótese ou suposição pouco fundamentada, sendo também sinônimo de especulação, presunção, palpite, pressuposição e pressuposto, entre outros. Exemplos com conjectura: Isso são apenas conjecturas, não há certezas. Seus argumentos não passam de conjecturas.
Significado de descerrar Abrir (o que estava cerrado). Descobrir (o que estava encoberto).
Uma conjectura é uma ideia, fórmula ou frase, a qual não foi provada ser verdadeira, baseada em suposições ou ideias com fundamento não verificado. ... Na área do Direito a conjectura só pode ser usada como tese argumentatória, pois a Justiça não pode ser baseada em suposições mas em evidências e provas.
-A conjectura é uma ideia ou fórmula que ainda não foi verificada como certa, (exemplo é o último teorema de Fermat que apenas foi "resolvida" recentemente), ou baseia-se em suposições com fundamentos não verificados. -As hipóteses são asconjecturas utilizadas como prova de resultados matemáticos.
A conjuntura se refere a uma situação ou circunstância, como a "atual conjuntura política brasileira". Já a conjectura (ou conjetura) significa uma suposição, uma hipótese formulada.