Caraca é uma gíria que expressa o sentimento de surpresa, espanto ou desapontamento. Essa expressão funciona como uma interjeição, criada para substituir o termo "caramba", considerado por muitos antiquado.
Sua origem é o Quimbundo muxoxo, "estalido com a boca, som de escárnio".
Existe uma crença popular de que a palavra caramba tenha um significado religioso, tanto na Umbanda quanto no Candomblé, e segundo essa ideia, caramba seria o nome de um ser maligno. Porém, não existe registros da existência desse ser "caramba" em nenhuma das religiões, e tudo não passa de um mito.
A interjeição "caramba" foi realmente importada do espanhol, embora talvez tenha mais circulção hoje em português do que em sua língua de origem. Fez sua estreia oficial em nosso idioma no dicionário do Frei Domingos Vieira, em 1873, segundo informa o Houaiss, que dela diz que "expressa admiração, surpresa ou ironia".
1. Pra caramba. Superlativo popular para muito.
substantivo masculino e feminino Quem bajula, elogia muito alguém, geralmente buscando obter vantagens ou benefícios; bajulador: o puxa-saco já chegou para ver se consegue um elogio do chefe.
O que é Característica: As características ajudam a diferenciar uma coisa de outra, ou uma pessoa de outra. São qualidades particulares que podem ser psicológicas, intelectuais, físicas, entre outras. Como por exemplo: ... Se a pessoa é baixa, alta, magra, gorda, loira, morena, negra ou branca.