Dizemos, pois, que a expressão "pois não", tanto brasileira como portuguesa, resulta do encurtamento da expressão "pois não havia de" – infinitivo. Há muitas expressões e palavras resultantes de encurtamento. Alguns exemplos: Nada que agradecer, encurtamento de: Não tem nada que agradecer.
Expressão usada para mostrar confirmação ou resignação. [Brasil] Fórmula usada para mostrar solicitude ou para receber ou começar a atender alguém que provavelmente terá um pedido ou uma solicitação. [Pouco usado] Porque.
Na resposta «Pois sim», afirma-se «que sim», que pode usar isto. Na resposta «Pois não, com certeza», a resposta é também afirmativa, mas encontra-se sincopada. Completa seria assim, por exemplo: Pois [então] não [havia de poder?]
Por conseguinte, portanto, logo.
1. [ Gramática ] Tirar letra ou sílaba, no meio da palavra, por meio de síncope. 2. [ Música ] Fazer síncope(s).
Entregar documentação para a realização de algo: 1 entregar, submeter. Iniciar um processo: 2 iniciar, começar, principiar.
Ausência de motivo concreto, resposta sem explicação.
1 com destino a, em direção a, na direção de, no sentido de, a, em. Exemplo: Eu vou agora para a empresa. Preposição que indica proximidade: 2 prestes a, quase a, na iminência de, próximo de, a ponto de.