ba·si·lis·co co. 1. [ Mitologia ] Lagarto ou serpente fantásticos, geralmente retratados com uma coroa na cabeça, cujo olhar era mortífero.
O Basilisco é uma serpente gigante, também conhecida como o Rei das Serpentes. É uma criatura criada pelos Bruxos das Trevas. ... Ele conseguiu isso ao chocar um ovo de galinha por baixo de um sapo que resultou na criatura conhecida como Basilisco. A criação de basilisco foi proibida nos tempos medievais.
O basilisco (Basiliscus basiliscus) é uma espécie de lagarto da família Corytophanidae encontrado próximo a rios e lagos nas selvas das Américas central e do sul. Alimenta-se de insetos, ovos, flores, frutos e pequenos vertebrados, como aves e peixes.
Seus poderes incluíam poder queimar qualquer coisa próxima, fender rochas por meio da respiração ou gerar uma trilha venenosa por seu caminho. De acordo com os relatos mitológicos, o basilisco era uma criatura indestrutível. No entanto, com a ajuda de uma doninha, seria possível destruir o monstro em algum combate.
substantivo masculino Monstro fabuloso (lagarto ou serpente) saído de um ovo posto por um galo e chocado por um sapo, monstro a que a lenda atribuía o poder de matar com a vista ou o bafo.
O basilisco simbolizava a figura alegórica da morte, do medo, do diabo, do pecado ou do Anticristo. Entre os pecados mortais, em que o basilisco é muitas vezes comparado estão a cobiça, mas também a inveja e a arrogância. Jesus Cristo é representado muitas vezes esmagando o basilisco.
substantivo masculino Monstro fabuloso (lagarto ou serpente) saído de um ovo posto por um galo e chocado por um sapo, monstro a que a lenda atribuía o poder de matar com a vista ou o bafo.
A Serpente de Salazar Sonserina era um Basilisco fêmea colocado por Salazar Sonserina dentro da Câmara Secreta na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
substantivo feminino Nome de uma espécie de víbora que frequenta sobretudo os lugares secos e pedregosos, os entulhos brenhosos e as sarças. [Figurado] Língua de áspide, pessoa maldizente.
Um ovo de basilisco é simplesmente um ovo galinha chocado por um sapo, criando, assim, o mortal Rei das serpentes. Este método foi descoberto pela primeira vez por Herpo o Sujo, e é proibido desde os tempos medievais.