Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por "anthropos" (homem, ser humano) e "logos" (conhecimento).
O que a antropologia estuda * sua resposta?
Antropologia é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente.
Qual foi a conclusão da antropologa?
O foco da ciência antropológica é o estudo da cultura produzida pelo ser humano em diversas sociedades. Desse modo, a antropologianão prioriza a pesquisa apenas da civilização ocidental, mas de todos os tipos de sociedades existentes no planeta, sem prejuízo de valor e/ou preconceito.
O que é antropologia E o que ela estuda conceitos?
Antropologia estuda as constituições do ser humano em suas origens e de maneira irrestrita. ... Isso é feito de maneira física ou biológica, social, cultural e até linguística, dependendo de qual vertente da antropologia estudada e de qual método antropológico utilizado.
Qual a origem da palavra antropologia?
Conceito de antropologia A palavra antropologia tem origem no idioma grego, o radical "antropo" vem de antrophos (homem) e "logia" vem de logos (razão ou, em sentido específico, estudo). A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo.
Qual é a função do antropólogo?
O antropólogo, ou que nesta função também pode ser chamado de etnógrafo, acompanha de perto o grupo que está estudando, vivendo como eles, dentro da comunidade.
Quais são os estudos antropológicos?
Os estudos antropológicos buscam compreender como os povos viveram, como os seres humanos formaram-se e como a cultura humana desenvolveu-se. Dessa maneira, o antropólogo busca o trabalho de imersão numa determinada sociedade, a fim de observar e traçar teorias sobre a constituição cultural ou física dos indivíduos daquela sociedade.
Quais são os conceitos da antropologia social?
São conceitos trabalhados pela antropologia social as noções de cultura e de alteridade. Dentro do escopo da antropologia cultural ainda há os estudos da linguística e a etnografia como campos de especialização.