Significado de Antígona substantivo feminino [Mitologia] Segundo as tragédias escritas por Sófocles, uma das quatro filhas de Édipo, fruto da relação deste com sua própria mãe Jocasta, após seu regresso à Tebas, Antígona foi enterrada viva, numa caverna subterrânea.
1. [Figurado] Decifrador de enigmas. 2. Aquele que esclarece um ponto obscuro.
Sófocles (4 a. C) foi um dramaturgo grego. Sua obra-prima "Édipo Rei" o consagrou como o maior poeta trágico da Antiguidade Grega. ... Sófocles, Ésquilo e Eurípedes foram considerados os três grandes poetas dramáticos da Grécia Antiga.
Como aconteceu com muitos homens famosos na antiguidade clássica, a morte de Sófocles inspirou uma série de histórias apócrifas sobre sua causa. Talvez a mais famosa é a sugestão de que ele morreu devido ao esforço excessivo ao tentar recitar uma longa passagem de sua Antígona sem pausa para respirar.
Jocasta foi, na mitologia grega, filha de Menocenes e mulher de Laio (rei de Tebas), com quem teve um filho, Édipo. Dado que, segundo a previsão do oráculo, este filho seria um perigo para a vida de Laio quando crescesse, Édipo foi entregue a um pastor do Monte Citéron para que o matasse na floresta.
Antígona (em grego Ἀντιγόνη) é uma figura da mitologia grega, irmã de Ismênia, Polinice e Etéocles, todos filhos do casamento incestuoso de Édipo e Jocasta. ... Foi a única filha que não abandonou Édipo quando este foi expulso de seu reino, Tebas, pelos seus dois filhos.
Na psicanálise, o Complexo (ou síndrome) de Édipo, é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939). Ele foi embasado na tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles. ... Com isso, segundo Freud, o garoto, nessa fase confusa de construção de libido, cria um desejo pelo sexo oposto, no caso, sua mãe.
Aristófanes (em grego clássico: Ἀριστοφάνης, ca. ... 385 a.C.) foi um dramaturgo grego. É considerado o maior representante da comédia antiga. Nasceu em Atenas e, embora sua vida seja pouco conhecida, sua obra permite deduzir que teve uma formação requintada.
Ésquilo Segundo Aristóteles, Ésquilo foi o criador da tragédia grega.