A mão espalmada, com os dedos abertos em desespero, com um mapa da América Latina a escorrer sangue pelo punho abaixo representa uma homenagem as lutas dos povos da região por liberdade, soberania e justiça social. Erguida em concreto aparente, a obra tem 7 metros de altura.
Mão é um monumento com sete metros de altura criado por Oscar Niemeyer e localizado no Memorial da América Latina, do qual ele é um dos principais símbolos. A obra remete ao sangue dos mártires latino-americanos que perderam sua vida em prol da liberdade no continente.
Sobre esse aspecto, diz Niemeyer: "Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida. ... Agora urge reajustá-la num monobloco intocável, capaz de fazê-la independente e feliz."
A famosa escultura a "Mão" foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer se tornando o símbolo do Memorial da América Latina, a escultura de sete metros é representada por um mapa do continente em vermelho que sinaliza as veias de uma mão sangrando, mostrando o sofrimento e opressão vivenciadas na América Latina.
Mão de obra designa o trabalho manual empregado geralmente na produção de indústrias, mas também pode ser utilizado para se referir ao trabalhador de qualquer empresa.
permanecem sim. Poucos com muitos e muitos com poucos . muitos dão o sangue para sobreviver com o pouco que ganha e outros não fazem nada então pra mim não mudou nada.
A palma da mão estendida significa união, solidariedade e esperança aos povos latino-americanos, uma palma aberta para acolher os povos irmãos. Os seguintes dizeres de Niemeyer acompanham a escultura: "Suor, sangue e pobreza marcaram a história desta América Latina tão desarticulada e oprimida.