Um número no fundo da caixinha indicaria quantas vezes esse processo já foi feito. A verdade: Essa história é bobagem. O número na caixinha existe, mas ele só serve para as empresas controlarem os lotes de embalagens e pode ser encontrado em muitos produtos.
Na hora da compra, Fernanda diz que é essencial verificar a data de validade do leite e o aspecto da caixa. "Ela não deve estar amassada nem vazando. Precisa estar íntegra e com o lacre da tampa fechado", ensina. Outra questão que merece ser observada: em quanto tempo o produto deve ser consumido após aberto.
A embalagem longa vida é uma embalagem asséptica para o envase de alimentos permitindo sua melhor conservação.
Para um leite ser chamado de "Tipo A", ele deve ter sido ordenhado mecanicamente, refrigerado imediatamente e pasteurizado na mesma fazenda. Dessa forma, sabe-se de onde o leite veio e como ele foi produzido.
O leite que consumimos na caixinha ou no saco plástico tem muito conservante e faz mal a saúde? ... A única substância acrescida ao leite e permitida pela legislação, é um aditivo, que garante a estabilidade (proteção) das proteínas durante o processo de ultrapasteurização.
Isso porque a caixa de leite é composta por seis camadas que são feitas de três materiais diferentes: papel, polietileno de baixa densidade e alumínio.
O integral é o leite tal como retirado da vaca. Contém em torno de 3% de gorduras. No semidesnatado, apenas parte da gordura é retirada, ficando com quantidades que variam entre 0,5 e 2,9% . Já o desnatado é o leite que praticamente não contem gorduras.
A embalagem longa-vida, também chamada de cartonada ou multicamadas, é composta de camadas de papel, polietileno de baixa densidade e alumínio. ... Após o consumo, a embalagem deve ser encaminhada para os programas de coleta seletiva.
As embalagens longa vida são formadas por car- tões multicamadas, também chamadas de emba- lagens cartonadas longa vida, muito utilizadas para preservar alimentos como leite, sucos, entre outros.