Quando o nível do tanque está alto e a corrente, máxima, o ponteiro indica a posição "F", indicando tanque cheio (full em inglês). Quando o nível do tanque está baixo e pouca corrente atravessa a unidade de leitura, o ponteiro indica "E", tanque vazio (empty) .
Basicamente, o sistema que faz a medição é composto por duas unidades: a boia, que mede o nível de combustível no tanque; e o medidor do painel, que indica o nível de combustível para o motorista. ... Alguns sistemas mais modernos utilizam sensores eletrônicos em vez de resistência, mas com a mesma função.
Como explicado, a boia dentro do tanque se movimenta de acordo com a quantidade de combustível. Ao parar em ladeiras ou declives pode ocorrer uma falsa leitura das informações por causa da agitação que acontece dentro do tanque. Por isso, espere alguns minutos em linha reta para voltar a considerar os dados do painel.
Poucos motoristas percebem uma seta no painel, ao lado do ícone da bomba de combustível, que traz uma indicação para facilitar na hora de abastecer o carro.
Da próxima vez que forem abastecer o vosso carro, experimentem olhar para o painel de instrumentos, em frente ao volante, mais especificamente para a zona do indicador de combustível, onde estão os famosos "F" (de "full") e "E" (de "empty"). ... A maioria dos carros tem este ícone, mesmo alguns mais antigos.
Dentro do tanque de combustível, o componente responsável pela marcação se chama sensor de nível.
Assim, o funcionamento do sensor de combustível ocorre através da mudança de posição do flutuador. ... Com isso, o ponteiro de marcação de nível de combustível no painel muda de posição, mostrando que o volume de combustível no tanque está diminuindo, até chegar a tanque vazio.
A primeira peça é a boia – ela é responsável por medir o nível de combustível no tanque. A segunda peça é o medidor do painel – ele é responsável por indicar o nível de combustível para o motorista.
A função do sensor de combustível é medir a quantidade de álcool/gasolina existente do tanque. Essa informação é disponibilizada para o motorista através do painel do carro. Se os indicadores do painel não funcionam porque o sensor está quebrado, você não tem como saber com precisão quanto de combustível ainda tem.
Procedimento mais comum Coloque na posição de meio tanque e ligue a ignição. Espere um pouco e desligue, aguardando 30 segundos. Em seguida coloque na posição vazio e liga e aguarde. Depois é só montar no tanque que estará inicializada.