A Igreja é una porque tem uma só sucessão apostólica e a função do sucessor de Pedro, bispo de Roma, é de dar unidade a toda à igreja, às Igrejas particulares. É a grande função de Pedro e de seus sucessores buscar a unidade em Cristo Jesus.
Aquele que é santo. A Igreja é santa porque Jesus Cristo a santifica com o seu sangue. A Igreja é santa porque o Espírito Santo tem como trabalho santificá-la com os seus dons. Mais ainda n'Ela se encontra a plenitude dos meios de salvação, e essa plenitude dos meios santifica a Igreja.
Ao adjetivo "católica" pospõem-se os termos "apostólica" e "romana" (Igreja católica apostólica romana). A Igreja é apostólica em virtude de estar baseada na doutrina ensinada pelos doze apóstolos escolhidos por Jesus. Os bispos atuais são sucessores dos apóstolos.
O que é Igreja Católica: É una, santa, católica (universal) e apostólica e como sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, tem como característica a indefectibilidade (subsistirá até o fim do mundo) e a infalibilidade. A Igreja Católica considera-se a única Igreja de Cristo e por isso se chama católica.
A Trindade é Una, cremos em um só Deus em três pessoas distintas. Deus é Um, uma natureza divina, em três pessoas divinas distintas, não separadas: "Aquele que é o Pai não é o Filho, e aquele que é o Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo é aquele que é o Pai ou o Filho (XI Conc. de Toledo em 665: Denzinger, 530).
Também o termo refere-se às igrejas que creem na doutrina e a autoridade eclesiástica do apostalado e creem que ele não se extinguiu, assim como a prática dos dons do Espírito (línguas, profecia, bem como a crença em curas e milagres.
Há vários ritos latinos, como por exemplo o rito romano (o mais utilizado), o rito ambrosiano, o rito bracarense, o rito galicano, o rito moçárabe, o dos Cartuxos e o Uso Anglicano.
A Igreja Católica, como parte do Cristianismo, acredita no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus. Para os católicos, Deus é o criador de todas as coisas e consegue intervir na História, sendo alguns dos seus atributos divinos mais importantes a onipotência, a onipresença e onisciência.