COMO CONSULTAR Tendo um documento, é preciso acessar o site da Polícia Civil, clicar em "atestado de antecedentes criminais" e preencher um formulário com os dados da pessoa consultada.
Sobre um termo leigo bastante utilizado para se referir aos antecedentes criminais, "passagem pela polícia", o professor diz que nada mais é que qualquer registro na ficha de antecedentes, mesmo que o inquérito tenha sido arquivado.
Para emitir o atestado basta acessar o site da Secretaria da Segurança Pública e escolher a opção "Serviços". Clique no botão "Solicitar atestado" e preencha os dados. Após o preenchimento é gerado o resultado e também será fornecido um código de segurança.
Após 05 (cinco) anos da data do cumprimento ou da extinção da pena imposta pela condenação anterior, esta não mais prevalece, ou seja, perde a sua força de gerar reincidência quanto ao crime subsequente. O agente retorna à qualidade de primário (deixa de ser reincidente).
Existe um aplicativo lançado pelo Ministério da Justiça chamado Sinesp Cidadão e é a forma mais segura e eficaz de verificar se a pessoa tem nome na polícia.
"Você tem passagem?" é uma delas. Essa pergunta geralmente é feita em uma abordagem policial, via de regra, por um policial militar, direcionada a quem se destina a abordagem, independentemente da situação que tenha levado a ela. ... Nessa hora, quando a polícia chega, ninguém fica pra ver o que acontece.