Sair do armário é uma expressão usada no contexto LGBT+ que descreve o anúncio da orientação sexual ou identidade de género de alguém, ou de si próprio. Estar fora do armário significa que alguém é assumidamente lésbica, gay, bissexual, transgénero ou membro de outra parte da comunidade LGBT+.
11 de outubro Criada em 1988 pelo psicólogo gay, Robert Eichberg e por Jean O´Leary, ativista lésbica, o Dia de Sair do Armário, celebrado em 11 de outubro, tornou-se uma data internacional para aumentar a conscientização sobre a importância de sair do armário e abordar temas sobre sexualidade LGBT.
Você não precisa contar para todo mundo imediatamente, mas é melhor não esperar muito para sair do armário de vez. Quando se conta apenas para a mãe mas não para o pai, por exemplo, você pode acabar jogando sua mãe "no armário" junto com você até que ele seja informado. A intenção é não ter que fingir mais.
Como dizer "sair do armário" em inglês? Fácil! Dizemos come out of the closet.
O primeiro passo para assumir a sua orientação sexual é aceitá-la. Você precisa estar bem consigo mesmo, lidando com qualquer tipo de conflito interno e os seus sentimentos de forma segura. Somente depois de aceitar quem é você, que virão forças e vontade de desabafar e verbalizar o fato para outras pessoas.
Considere quão receptivos à notícia você acha que seus pais serão.