Esmola é uma pequena quantia de dinheiro dada a um pedinte por caridade. É considerada por várias religiões um ato caridoso feito aos necessitados. Pode significar também concessão, graça ou favor. Nas religiões abraâmicas, esmolas são dadas para beneficiar os pobres.
No contexto religioso, a esmola guarda a dimensão de combate a injustiça. Na quaresma de 1979, o Papa João Paulo II lembrava que essa abordagem é mesmo anterior ao evangelho, indicando o caminho para Deus. Em hebraico, a palavra utilizada, como observou o Papa em seu texto, é "sedaqah", que significa "justiça".
No evangelho, Jesus ensinou a dar esmola de maneira discreta, sem alardes, para que "a mão esquerda não saiba o que faz a direita" (Mt 6,3). E, mais, "dai o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós" (Lc 11,41).
Pessoa que pede e vive de esmolas: 1 mendigo, indigente, necessitado, mendicante, pedinte, esmoler, esmoleiro, lazarone, pedidor, sacomano, sacomão, sacomardo.
1 Ação ou efeito de mendigar; mendigação. 2 Estado ou condição de quem mendiga, de quem vive de esmolas; miséria. 3 A classe dos mendigos; os mendigos.
"Não. A esmola pode aliviar situações de extrema necessidade, mas não contribui para transformar a condição de miserabilidade dos pedintes." Waldir Mafra, da care Brasil, Ong que combate a pobreza.
Na cidade de Cesareia morava um homem chamado Cornélio, centurião da coorte chamada Itálica. Era piedoso e, junto com todos os da sua família, pertencia ao grupo dos tementes a Deus; dava muitas esmolas ao povo e orava sempre a Deus. — Atos 10:1-2. ... — Atos 10:34-35.
Em matéria de esmola, é preciso fechar a boca e abrir o coração. Sentimos que toda a satisfação de nossos desejos advinda do mundo assemelha-se à esmola que mantém hoje o mendigo vivo, porém prolonga amanhã sua fome. Quem dá esmola silencioso, cumpre melhor o seu dever.