O que quer dizer ócio digno? Resposta. Dos Gregos, Atividade mental de reflexão - ocupação mental em oposição a atividade física. - fazer nenhuma atividade física para fazer atividade mental ou reflexiva.
A função essencial do ócio na educação grega (Paideia) era ser criador (Psica- gogia) e assim permanecer durante a vida do homem grego.
A palavra ócio, derivada do latim otium, significa o fruto das horas vagas, do descanso e da tranqüilidade, possuindo também sentido de ocupação suave e prazerosa, porém, como ócio, abriga a idéia de repouso, confunde-se com ociosidade.
"Na Antiguidade Grega, o trabalho manual é desvalorizado por ser feito por escravos, enquanto as pessoas da elite, desobrigadas de se ocuparem com a própria subsistência, dedicam-se ao 'ócio digno', que, para os gregos, significa a disponibilidade de gozar do tempo livre e cultivar o corpo e o espírito.
A expressão ossos do ofício é usada para indicar alguma desvantagem, dificuldade ou atividade desagradável que é típica de uma determinada profissão e que é obrigatoriamente realizada pelo profissional porque não há como a evitar. ...
Na Grécia do período Clássico, os escravos, cuja condição variava segundo a região e sistema político-social dominante (como Atenas e Esparta, por exemplo), tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções económicas.
Na Grécia Antiga, o ócio era importante para alimentar a capacidade de pensar dos cidadãos gregos. Nessa direção, a ociosidade - que era representada pela não ocupação em uma determinada área - ajudava muitos cidadãos na formulação de pensamentos e, consequentemente, na aquisição de novos conhecimentos.