O vinho tinto suave se difere do seco por conta da quantidade de açúcar presente nele. Os vinhos suaves têm, geralmente, um alto teor de açúcar, acima de 20 gramas por litro. ... Para carnes de aves e mais leves, o vinho tinto suave é uma boa pedida para quem não gosta do vinho branco – ideal para estes casos.
O vinho suave é um vinho de qualidade mais baixa, fabricado com uvas comuns de espécies americanas como a Niágara, Concord, Herbermont, Isabel e outras. ... Já o vinho seco é chamado de vinho fino de mesa e é elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras da espécie vìtis vinífera.
– Sec ou Seco: superior a 15 e até 20 g/L de açúcar. – Demi-sec, Meio-doce, Meio-seco: superior a 20 e até 60 g/L de açúcar. – Doce: superior a 60 g/L de açúcar. Vale ressaltar que o teor de açúcar não agrega maior ou menor qualidade ao vinho, serve apenas pra marcar estilos e atender aos paladares que os desejem.
O vinho tinto seco só é adoçado com a glicose da própria uva, em um processo completamente natural e que não tem adição de ingredientes, como no caso do vinho tinto suave. ... Portanto, o vinho tinto seco é recomendado para pessoas que são familiarizadas com vinhos e que apreciam o seu sabor mais forte, mais intenso.
Os 5 Melhores Vinhos Suaves em 2018
Cabernet Vinhos feitos com 100% Merlot apresentam notas de frutas negras como ameixas e amoras (sim, é possível senti-las), além de taninos baixos ou médios. Assim, é um vinho mais suave que a Cabernet, ideal para quem precisa de um vinho frutado e menos agressivo na boca.
O vinho seco geralmente é apreciado por pessoas que já estão acostumadas com a bebida, uma vez que tem um sabor mais marcante e complexo. Já o vinho suave agrada mais o paladar de quem está começando a se familiarizar com a bebida, pois tem um sabor, como o próprio nome já diz, mais suave e adocicado.
O vinho meio seco oferece um alto teor de açúcar residual. Isso considerando o açúcar da uva e também o açúcar adicionado. Conforme a legislação que rege a classificação de vinhos no país, o total de glicose deve ficar entre 4 e 25 gramas por litro para que a bebida seja considerada vinho meio seco.
Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
Os 5 Melhores Vinhos Suaves em 2018