Ouça em voz altaPausarEvacuação de fezes negras, que costumam ser comparadas a borras de café ou ditas de cor de alcatrão. A melena é devida à ação dos sucos entéricos sobre o sangue de uma hemorragia, geralmente alta, do aparelho digestivo (estômago ou porção superior do intestino).
Ouça em voz altaPausarVárias podem ser as razões que levam ao aparecimento da melena, como: febre tifoide; cirroso hepática; perfurações intestinais; gastrite hemorrágica; hemorroidas; tumores malignos no intestino e reto; entre outras. Quando ocorre hematêmese é sinal de que houve um vazamento de sangue na área do esôfago ou estômago.
Ouça em voz altaPausarO termo melena é definido como fezes pastosas de coloração escura e odor fétido, caracterizando uma hemorragia digestiva alta. A cor escura das fezes diz respeito às modificações bioquímicas pela qual o sangue passou na luz do intestino habitado por bactérias.
Ouça em voz altaPausarA hematêmese é o vômito de apreciável quantidade de sangue. Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.
Ouça em voz altaPausarA midríase (pupila dilatada) consiste no aumento do diâmetro da pupila (maior que 4 mm).
Principais sintomas
Ouça em voz altaPausarA melena pode continuar por vários dias depois de a hemorragia cessar. A ocorrência de hematoquezia é mais provável quando a hemorragia tem origem no intestino grosso, embora também possa ser decorrente de uma hemorragia muito rápida originada nas regiões superiores do trato digestivo.
Ouça em voz altaPausarO principal sinal da melena é constituído por fezes muito escurecidas, uma vez que o sangue já se encontra quimicamente alterado (oxidado) pela ação de enzimas e bactérias existentes no trato digestivo. A presença de sangue rútilo nas fezes sinaliza sangramento baixo, geralmente do reto ou do próprio ânus .
Ouça em voz altaPausarMelena é um termo médico utilizado para descrever fezes muito escuras (semelhantes a alcatrão) e mal cheirosas, que contêm sangue digerido na sua composição. Dessa forma, este tipo de cocô é muito comum em pessoas que têm algum tipo de sangramento no sistema digestivo alto, ou seja, no esôfago ou no estômago.
Ouça em voz altaPausarEngolir sangue é uma das principais causas de hematêmese e pode acontecer quando há sangramento nasal ou quando há irritação no esôfago. Nesses casos, é possível que o sangue seja involuntariamente engolido e a pessoa libera o sangue não digerido através do vômito.