Não é raro que portadores de uma personalidade narcisista façam uso do que a psicologia acabou chancelando pela designação de "macacos voadores". ... Tais pessoas, como já dito, acabam fazendo – voluntária ou involuntariamente – o trabalho sujo que atenda os objetivos do narcisista, mas pelo qual ele não pretende se expor.
Para quem não entendeu essa referência no filme, ele se referre a O Magico de Oz, onde tem uma Bruxa Verde que assemelha ao Loki e controla dois macacos voadores.
A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisimo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.
Um narcisista pode ter um comportamento muitas vezes exagerado em público, abusando de palavras e termos sexuais e incomodando quem está por perto. Acredite, se desculpar por ele só faz com que ele te veja como alguém que limpará a bagunça e, quando ele quiser, pode agir como um idiota.
Referência é um substantivo feminino cujo significado, segundo o Dicionário Priberam, é:
Características de uma mãe narcisista
Mães narcisistas tendem a imitar a filha Isso faz com que as mães passem a viver em uma verdadeira competição com os filhos. A tentativa é de ser sempre o centro das atenções e ser popular. Ao mesmo tempo, só se sentem bem quando são exaltadas pelos demais. Além disso, essas pessoas vivem de aparência.
O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.
Sabe aquela pessoa que só fala dela? Ela pode ser uma narcisista
O vocábulo referência já tinha acento desde antes da mudança, porque é uma palavra paroxítona — a sílaba tônica é a penúltima — terminada em ditongo (encontro de vogais na mesma sílaba).