O grande filósofo Teilhard de Chardin criou uma célebre frase; no men is an island, ou seja, nenhum homem é uma ilha. Isto significa que o homem não consegue viver isoladamente e precisa um dos outros para a sua sobrevivência. A natureza nos ensina que esta é uma lei que vale para todos.
Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano.
"Nenhum homem é uma ilha". Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético.
Os preços partem de US$ 250 mil e chegam até R$ 20 milhões, dependendo da localização, do tamanho, e do "grau de desenvolvimento da região". Os valores mais baixos são de propriedades sem qualquer tipo de infraestrutura e com acesso mais difícil.
Sim, é possível possuir uma ilha no Brasil e você possui 5 (cinco) formas para isso: por meio de ocupação, aforamento, locação, cessão ou por meio de alienação (dentre esta última, a possibilidade de compra da ilha definitivamente).