Que diz respeito, simultaneamente, aos gregos e aos romanos. Plural: greco-romanos.
O mundo grego se compõe por diferentes tempos históricos, tendo o seu início aproximado em 2000 a.C.. Dentre eles podemos destacar: período Homérico, período Arcaico e período Clássico. ... A primeira noção a ser revisada é aquela em que projetamos o povo grego como uma grande coletividade marcada por uma mesma identidade.
- Valorização do realismo nas formas. Os artistas greco-romanos, principalmente os escultures, buscaram representar os seres humanos e a natureza com grande riqueza de detalhes. - Na arquitetura, podemos destacar a grandiosidade e beleza dos templos religiosos, palácios e construções públicas.
O greco-romano, usado como um adjetivo, entendido pelos estudiosos e escritores modernos, refere-se às regiões geográficas e nações que culturalmente (e historicamente) foram diretamente influenciadas pela língua, cultura, governo e religião dos gregos e romanos antigos.
A sociedade greco-romana não era constituída somente de escravos e senhores. Apenas a quarta parte da mão-de-obra era escrava. ... Havia os meeiros diaristas assalariados, os artesãos e campesinato que viviam lado a lado com os escravos.
Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar. O que as unificava eram os aspectos culturais, como a língua, cujo alfabeto foi desenvolvido no Período Arcaico.
Desta forma, Esparta vai apresentar o seguinte quadro social: Espartanos ou Espartíatas: grupo dominante com direitos políticos e militares; Periecos: homens livres, porém sem direitos políticos e que se dedicavam aos trabalhos rurais e urbanos; Hilotas: os escravos pertencentes ao Estado.
A cultura grega, considerada uma das principais influências da cultura ocidental, abrange a educação, a religião, o esporte (por exemplo, os Jogos Olímpicos), a ciência e as artes.
Características da Arte Romana Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza; Uso de arcos e abóbodas na arquitetura; Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.
Características da Arte Romana Influência da arte grega: expressão de ideal de beleza; Uso de arcos e abóbodas na arquitetura; Representação realista na escultura; Colorido, delicadeza e precisão nos detalhes da pintura.