Bastante popular entre analistas técnicos, o indicador OBV (On Balance Volume) mostra uma relação entre as variações de preço e as mudanças de volume de um ativo negociado na Bolsa de Valores.
Para analisar se a força de uma tendência pode ser útil verificar a média móvel do volume: se ela estiver acima do volume negociado, é uma tendência fraca, já se a média móvel do volume estiver abaixo do volume atual, é uma tendência forte.
Criado em 1963 pelo financista Joseph Granville, o OBV (On Balance Volume) pode ser considerado um dos indicadores de volume mais famosos e mais antigos dentro da análise técnica. O OBV baseia-se na noção de que, em tendências confiáveis, movimentos de volume caminham junto com os preços.
Sinais de Divergência: quando a tendência do OBV não está de acordo com a tendência no preço da ação. Confirmação de Tendências: quando rompidos Suporte ou Resistência nos valores do OBV.
O volume é considerado negativo quando o preço de fechamento atual é menor que o preço de fechamento anterior. Neste caso, subtrai o volume atual do OBV, conforme mostra a fórmula abaixo.
O OBV (On Balance Volume) é um indicador momentum que relaciona mudanças no preço com as variações de volume. Ele foi criado por Joe Granville e a ideia é detectar a direção do fluxo do volume, ou seja, se está entrando ou saindo volume do ativo.
Faça uma marcação de uma média dos últimos períodos (avalie o tempo gráfico que está usando, 9 períodos para o day-trade, por exemplo) que identificará se o volume está mais alto ou mais baixo em relação à média.
Volume é simplesmente o número de trader de uma ação ao longo de um determinado período de tempo. Assim, quanto maior o volume, maior a atividade do papel. Para determinar o tamanho do volume (para cima ou para baixo), os analistas olham para barras que normalmente ficam em baixo dos gráficos.
Há 4 indicadores:
Volume Weighted Average Price São muitos os players envolvidos nas movimentações que ocorrem na renda fixa. Ao utilizar o VWAP como um dos principais indicadores para day trade, os envolvidos observam o quão relevante é uma ação, por exemplo, de acordo com a quantidade de transações que são realizadas.