A psicomotricidade fala da inteligência do movimento, que se origina na ação. O educador físico tem como objetivo despertar o interesse das crianças pela atividade física. Ao dar aulas lúdicas e prazerosas, onde as crianças correm, pulam, dançam, jogam, ele estará trabalhando a psicomotricidade.
São conhecimentos básicos relacionados a psicomotricidade: o movimento, o intelecto e o afeto. O movimento, segundo dicionário Cegalla (2005), "movimento é o deslocamento de um corpo, ou parte dele, no espaço; série de atividades organizadas com um fim comum; atividade, ação".
Além da vertente da Educação, a Psicomotricidade apresenta mais 2 vertentes:a Reeducação e a Terapia. A Reeducação Psicomotora busca reeducar o corpo para que este reproduza movimentos motores de acordo com o padrão esperado.
O termo Educação Física remete à ideia de educar o físico. ... Bem, a Educação Física nasceu como uma disciplina cujo objetivo era disciplinar os indivíduos a partir dos seus corpos. Ou seja: a Educação Física está historicamente atrelada a um método de dominação do indivíduo.
Compreendendo o desenvolvimento motor
Os elementos psicomotores são:
O Curso de NEUROPSICOMOTRICIDADE tem por objetivo capacitar educadores e profissionais afins nas bases neurocientíficas enfatizando novas formas de aplicação de técnicas psicomotoras, seja em instituições escolares ou clínicas.