O Condoreirismo é o nome atribuído à terceira geração da poesia romântica, a qual utiliza a produção literária como instrumento de denúncia às injustiças sociais, sobretudo a escravidão. Condoreirismo é o nome atribuído à terceira e última geração da poesia romântica e abordou vertentes sociais e abolicionistas.
Está inserida na terceira fase do Romantismo no Brasil (18), a qual ficou conhecida como "Geração Condoreira". ... Recebe esse nome uma vez que está associada metaforicamente à liberdade da ave condor, símbolo da Cordilheira dos Andes.
A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 18. Conhecida como "Geração Condoreira", uma vez que esteve marcada pela liberdade e uma visão mais ampla, características da ave que habita a Cordilheira dos Andes: Condor.
No Brasil, a primeira fase do movimento romântico tem como pano de fundo o processo de Independência. ... Por isso, a terceira fase do Romantismo também é conhecida como geração condoreira, pois o condor é uma ave que, voando muito alto, representa o desejo de renovação da sociedade brasileira.
Porém, quem tornou-se o maior representante da poesia social ou condoreira foi o poeta Castro Alves. Ele foi considerado a principal expressão condoreira da poesia brasileira. Além de poesia social, o escritor cultivou ainda a poesia lírica, a épica e o teatro.
O Condoreirismo, importante corrente literária que marcou a terceira geração da poesia romântica no Brasil, teve como principal representante o poeta Castro Alves, cujo engajamento na poesia social lhe rendeu a alcunha de "poeta dos escravos".
Características da poesia condoreira: Tons característicos da oratória; Uso intenso de vocativos e de pontos de exclamação; Apreço às imagens exageradas; Frequente uso de hipérbole.
A terceira geração romântica é caracterizada pela poesia libertária influenciada, principalmente, pela obra político-social do escritor e poeta francês Victor Hugo, que originou a expressão "geração hugoana".
A Terceira Geração do Romantismo no Brasil foi marcada por um forte sentimento de liberdade e igualdade. Não pare agora... ... É possível notar que, diferentemente das gerações anteriores, Castro Alves corporifica mais o amor, dando-lhe um toque de erotismo ao descrever seu desejo de estar junto com o ser amado.