Ouça em voz altaPausar– "Deus te crie" após o espirro de alguém é uma herança judaica da frase Hayim Tovim, que pode ser traduzido como tenha uma boa vida.
Ouça em voz altaPausarEmbora não se saiba exatamente quem criou tudo isso, acredita-se que a prática tenha surgido a partir de antigas crendices. Uns acreditavam que quando a pessoa espirrava, sua alma saia de seu corpo, sendo necessário dizer "Saúde!" (ou algo semelhante) para não ser tocada por algum espírito do mal.
Ouça em voz altaPausarNo Brasil, quando alguém espirra, é comum ao menos uma pessoa dizer "Saúde!" no primeiro espirro, "Deus te ajude!" no segundo e "Deus te faça feliz!" no terceiro. Normalmente quem espirrou responde dizendo "Amém" ou "Obrigado". Em contrapartida, em Portugal, é bastante comum responder com "Santinho!" ou "Viva!".
Ouça em voz altaPausarSimplificando, podemos dizer que o espirro é causado por uma irritação ou por um bloqueio de bactérias na garganta, pulmões e passagens de ar do nariz. E tem uma função muito nobre: expulsar do corpo algo que está incomodando o organismo.
Ouça em voz altaPausarNo Brasil, quando uma pessoa espirra, dizemos "saúde". Nos países de língua inglesa, a expressão mais utilizada nessas situações é "bless you", que vem de "god bless you", e significa "deus te abençoe". As pessoas fazem isso por hábito e consideram que seja a coisa adequada a se fazer.
Ouça em voz altaPausarO espirro acontece quando o organismo reage à presença de corpos estranhos no nariz, fazendo com que os músculos das costas e abdômen se contraiam para expulsar o ar dos pulmões.
Ouça em voz altaPausarA tosse é uma ação que o corpo toma para se livrar das substâncias (poeiras, bactérias, vírus, fungos e outras substâncias danosas) que estão irritando as passagens de ar na faringe, laringe, traqueia ou pulmões.
Ouça em voz altaPausarO espirro é uma reação involuntária de nosso organismo na presença de partículas ou micróbios que causam irritação. O espirro é uma reação involuntária de nosso organismo à presença de partículas ou micróbios que causam irritação, como poeira, pólen, ácaros, vírus, bactérias e fumaça.