Resumindo, pode-se dizer que a Cartografia Temática é a parte da cartografia que se dedica ao tratamento e transposição da informação para o formato gráfico. Seu foco principal é o processo de comunicação visual, compreendendo o estudo dos elementos gráficos e a percepção da informação como um todo.
A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos (físicos ou sociais) de todo o planeta ou de uma parte dele. Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc. ... Carta geológica.
A cartografia temática é uma das 3 subdivisões da Cartografia, sendo que a mesma é utilizada para a produção de mapas temáticos e cartogramas. A mesma se baseia na utilização de convenções, símbolos e cores para a representação espacial de um tema de interesse.
A Cartografia Temática é usada na elaboração de mapas temáticos e cartogramas. São convenções, símbolos e cores usadas para que haja uma melhor compreensão do tema exposto e seu espaço geográfico.
I. O objetivo da cartografia temática é utilizar símbolos, cores, formas, tons e outros elementos gráficos para expressar dados nos seguintes aspectos: Quantitativo, qualitativo e ordenado. ... Quantitativo: Intensidade dos dados representados. EX: Mapa de capitais com maior população.
A cartografia temática representa temas diferentes com ou sem expressão física no espaço. ... Portanto, a cartografia representa uma ferramenta de auxílio ao turismo, tanto através do trabalho de representação visual de uma determinada região, quanto para o planejamento dos locais a serem visitados.
Os mapas temáticos podem representar temas qualitativos ou quantitativos. Diz-se que o tema qualitativo responde à indagação sobre o quê. Já o quantitativo expressa o quanto, determinando as relações de diversidade e proporcionalidade entre os conteúdos dos lugares ou conjuntos espaciais Martinelli (2003 apud Rech, et.
São eles: mapa político, físico, econômico e histórico. Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas.
Título, fonte e orientação são elementos de simples compreensão, pois têm uma leitura mais direta. Já a projeção e a escala cartográfica precisam ser apresentadas em aulas bem planejadas.
Conceitos básicos de Cartografia