A maioria dos aparelhos domésticos são projetados para 120V de tensão para um funcionamento normal e sem problemas. ... A tensão de 120V opera em 60 ciclos por segundo, sendo um ciclo por segundo denominado "Hertz".
Embora seja muito comum falar 110V, no Brasil tem apenas dois tipos de tensão: a tensão 127 volts e a 220 volts. Essa confusão acontece porque existia a tensão 110 volts no país, que tá sendo extinta e dando lugar à de 127 volts, que representa uma média de tensão mais realista e eficaz do que a de 110 volts.
A tensão 127V nas tomadas oferece menor risco de choque se existir contato com fios desencapados ou plugues. Já a opção 220V também garante suas vantagens específicas pois, em um apagão, algumas lâmpadas podem funcionar por demandarem correntes elétricas menores para seguirem acesas.
Olha, essa diferença na tensão elétrica começou porque, quando as redes de energia de outros países começaram a chegar por aqui, cada empresa usava uma diferente. Assim, uma parte das cidades ficou com o 220V e outras com 110V, que hoje, depois de algumas modificações, vale 127V.
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
No Brasil a frequencia é 60 Hz e em alguns outros paises é 50 Hz. Frequencia é a quantidade de vezes por segundo que a tensão eletrica alterna entre positivo e negativo, ou seja, em 60 Hz ela alterna 60 vezes por segundo.
Além de danificar o aparelho, fazer isso pode comprometer a parte elétrica do imóvel, ocasionando em eventuais problemas, como quedas de energia, disjuntores desligando e até mesmo curtos-circuitos, que podem culminar em princípios de incêndios.
Basta ligar o aparelho em 127V e analisar o seu funcionamento. Se o aparelho apresentar uma potência baixa ou um funcionamento estranho, isso indica que este aparelho necessita de uma tensão de 220V. Porém, se o aparelho funcionar normalmente é porque ele é um aparelho 127V.
Caso seu aparelho seja de 127 volts e a única ligação disponível está em 220 volts, você precisa de um transformador de tensão. Os transformadores convertem os 220 volts de tensão da tomada para os 127 volts de tensão aceitos pelo seu aparelho.
Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.