Geralmente a úlcera duodenal causa sintomas como:
Isso ocorre porque nosso corpo fabrica ácidos fortes que digerem os alimentos. Uma barreira interna protege o estômago e o duodeno contra estes ácidos, porém, o H. pylori e as medicações AINE enfraquecem esta barreira permitindo que o ácido atinja as paredes do estômago e duodeno. O H.
úlceras duodenais ou gástricas desenvolvem-se em apenas 10 a 20% de indivíduos com gastrite por H. pylori, sugerindo que apenas certas pessoas com fatores de risco genéticos, anatômicos, fisiológicos, ou ambientais adicionais estão predispostas a úlceras ou que apenas certas cepas de H. pylori são ulcerogênicas; H.
Chamamos de úlcera péptica as lesões que surgem na camada mais superficial que reveste o estômago ou o duodeno (primeira porção do intestino delgado). Quando a úlcera péptica surge no estômago, ela é denominada úlcera gástrica; quando surge no duodeno, ela é chamada úlcera duodenal.
O principal sintoma de úlcera no estômago é a dor na "boca do estômago", que se localiza cerca de 4 a 5 dedos acima do umbigo. Em geral, a dor aparece entre as refeições ou à noite, sendo de difícil controle mesmo com medicamentos que melhoram a acidez.
Os sintomas mais frequentes de úlcera no duodeno são dor constante no abdômen, perda de peso, dificuldade de digerir alimentos gordurosos, sensação de inchaço ou vazio no estômago, incapacidade de beber muito líquido, desconforto abdominal, queimação na garganta, náuseas e vômitos que pioram significativamente depois ...
Em 90% dos casos, a causa da úlcera péptica é uma bactéria chamada Helicobacter pylori, que está presente em pelo menos 60% da população, embora só uma pequena parte desenvolva a doença.
Há três tipos de úlcera: a gástrica, a esofágica e a duodenal. A úlcera gástrica ocorre dentro do estômago, a úlcera esofágica dentro do esôfago e a duodenal na parte superior do intestino delgado.
As complicações da úlcera péptica incluem perfuração, sangramento e obstrução. A perfuração, após a hemorragia, é a principal complicação da úlcera péptica e representa a indicação mais comum para cirurgia de emergência para doença ulcerosa péptica.
A úlcera péptica é uma úlcera de forma redonda ou oval na qual o revestimento do estômago ou duodeno foi corroído pelo ácido gástrico e sucos digestivos. Úlceras pépticas podem resultar de infecções por Helicobacter pylori ou da ação de medicamentos que enfraquecem o revestimento do estômago ou do duodeno.