O ramequim é um acessório de mesa, que foi criado como uma opção para servir molhos e guarnições em geral. Além disso, ele também pode ser usado para servir receitas individuais (como suflês) e acompanhamentos para sobremesas.
O que são Ramequins? Brincando de Casinha e Cozinha!
O ramequim de porcelana é um pequeno pote, normalmente redondo e estriado em sua parte externa, utilizado no serviço de mesa para servir molhos e guarnições em geral, além de também poder ser utilizado para servir receitas como tortas individuais e acompanhamentos de sobremesas variados.
A melhor escolha é o ramequim – aquela tigela de louça canelada, cilíndrica, de paredes retas –, geralmente encontrado em tamanhos individuais. O formato permite que o suflê cresça para cima e não para os lados. E tem também na versão antiaderente, que nem precisa untar.
Veja estas sugestões de finger food para servir no casamento:
Em média, o valor por pessoa é de R$ 380.
Suflê: como preparar o ramequim
Tradicionalmente os ramequins usados para o preparo de suflês possuem uma relação de 1,9x entre a altura e o diâmetro. Ou seja, uma ramequim com 5cm de altura deve ter mais ou menos 10cm de diâmetro. Já o ramequim utilizado para o preparo do Crème brûlée tem essa proporção alterada.
Suflê: como preparar o ramequim
Os ramekins são construídos para resistir a altas temperaturas; como eles são freqüentemente usados em fornos, ou em caso de creme brûlée, são de fato expostos à chama (maçarico). O nome "Ramekin", do francês ramequin, é compartilhado com o nome de um prato de queijo inclusive migalhas de pão e ovo.