O sinistrado no seguro de vida é o próprio segurado. O beneficiário é que pode mudar: em caso de morte do segurado, os beneficiários são as pessoas por ele indicados. No caso de doença, acidente ou invalidez o segurado é quem poderá receber a indenização.
O sinistrado, portanto, é o segurado que sofreu o sinistro, ou seja, o falecido, adoecido ou inválido.
Os dados do seguro, tais como número da apólice e nome do estipulante, devem ser obtidos junto ao contratante (nos seguros contratados por empregadores ou associações), no certificado, ou na Apólice no caso de seguro individual (contratado pelo próprio segurado ou seu cônjuge, junto a corretor ou parceiro da Seguradora ...
"Descrever o sinistro é como contar uma história....Segunda ela, o ideal é que, ao relatar um sinistro por escrito, o documento informe:
Trata-se de uma cláusula que permite o segurado ou sua família retirarem a indenização antes da ocorrência do evento morte, desde que o segurado venha a contrair uma doença grave, como câncer, AVC ou precise realizar uma cirurgia coronariana.
Autorização para crédito de indenização a beneficiário maior de idade. Formulário a ser preenchido pelo segurado ou beneficiário informando os dados bancários e autorizando o pagamento da indenização na conta indicada.
a) "Aviso de Sinistro" preenchido e assinado pelo Segurado; b) Relatório Médico assinado pelo Médico Assistente; c) RG, CPF e Comprovante de Residência do Segurado (cópia simples); d) Originais de todos os comprovantes de despesas; e) Boletim de Ocorrência Policial se for o caso (cópia simples); f) Autorização para ...
Declaro que os dados bancários são de minha titularidade e, comprovada a cobertura securitária para o sinistro, autorizo a Seguradora Líder a efetuar o pagamento da indenização do Seguro DPVAT, mediante o crédito na referida agência e conta. Após efetivado o crédito, reconheço e dou plena quitação do valor indenizado.
Após uma eventual colisão, colete todas as informações do automóvel envolvido (placa, modelo, marca e cor do veículo) e troque contatos com o terceiro. Também é interessante registrar com fotos as circunstâncias do acidente. Assim, é melhor para identificar os carros envolvidos e a posição deles após a batida.