O defeso é a proibição da pesca enquanto a espécie se reproduz. A reprodução ocorre em quatro datas diferentes no ano de 2021. São elas: 14 a 19 de janeiro, 29 de janeiro a 3 de fevereiro, 28 de fevereiro a 5 de março e 29 de março a 3 de abril.
Fora deste período, a captura e comercialização do crustáceo ficam proibidas, ou seja, essa fase é chamada de defeso do caranguejo, que ocorre todos os anos do dia 15 de março ao dia 30 de novembro para preservar a espécie e garantir a possibilidade de reprodução natural dos animais.
Os caranguejos se reproduzem de setembro a abril. Para saber quando não há reprodução, logo, os melhores meses para consumi-los, uma vez que eles estão maiores, basta observar se o mês não tem a letra R no nome: maio, junho, julho e agosto.
Dúzia está sendo comercializada pelo preço médio de R$ 20,00 a R$ 25,00.
Entretanto há palavras em que ocorre o contrário, ou seja, acrescentamos uma vogal "i" indevida: "carangueijo", "bandeija", "prazeirosamente", "beneficiente"... O certo é caranguejo, bandeja, prazerosamente e beneficente.
Bactérias essas que se multiplicam rapidamente depois que o animal é morto e seu acúmulo pode liberar toxinas — e tanto as bactérias quanto as toxinas podem não ser eliminadas durante o preparo, como explica o Science Focus. Assim, a melhor maneira de manter o animal fresco e livre destes riscos é cozinhando-o vivo.
Os períodos coincidem com as fases de lua cheia e lua nova, quando os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à captura.
No período reprodutivo, os machos e as fêmeas abrem seus abdomens e se posicionam uns em frente aos outros. Então, o macho introduz seu aparelho reprodutor no orifício genital da fêmea e acontece o cruzamento. O período de reprodução ocorre de dezembro a março, podendo ser limitado em apenas 3 meses.
"O caranguejo perdeu muita energia durante o período de reprodução, os meses de 'R': janeiro, fevereiro, março, abril. Ele começou a emagrecer e aí começa de novo a pegar aquele peso grande, ficar gordo mesmo", explica a bióloga ana Rosa Araújo. A produção chega a dobrar. Em Sergipe, passa de 15 para 30 toneladas.
Defeso do caranguejo: captura, venda e consumo proibidos a partir de domingo. ... Até 30 de novembro, ficam proibidos captura, manutenção em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrialização, armazenamento e comercialização da espécie (tanto machos quanto fêmeas), conhecido popularmente por caranguejo-uçá.