a) A Ética aplicada ao Administrador tem o objetivo de orientar o comportamento deste profissional no mercado de trabalho. ... cumprir fielmente com as obrigações da profissão - na prática, o administrador deve honrar os compromissos assumidos com os clientes.
Princípios orientados para a prática profissional Compromisso com o aprendizado contínuo e com a capacitação. Evitar conflitos de interesse. Advogar pela profissão. Respeito e equidade com os públicos.
Em 27 de Novembro de 1969 foi criada a primeira versão do Código de Ética dos Técnicos de Administração. A denominação "Técnicos de Administração" foi mudada para "Administradores", dezesseis anos depois, em 1985 através da Lei 7.321.
Tendo em vista a necessidade de atualização do Código de Ética dos Administradores, já que o que esteve em vigor criado em 1969, o Conselho Federal de Administração, através da resolução normativa número 04, aprovada em , criou este Código de Ética Profissional.
Art. 6º - O profissional da Administração deve ter para com seus colegas a consideração, o apreço, o respeito mútuo e a solidariedade que fortaleçam a harmonia e o bom conceito da classe.
A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo: Respeito pelas pessoas. Beneficência. Justiça.
Princípios Éticos
Foi em São Paulo que se organizou o primeiro Código de Ética Profissional em toda a América do Sul. Ele foi aprovado pelo Instituto dos Advogados de São Paulo, em agosto de 1921. O pioneirismo foi obra do então presidente do Instituto, professor Francisco Antônio de Almeida Morato, que redigiu o código.
3 - O primeiro Código de Ética Profissional do Assistente Social foi elaborado pela ABAS – Associação Brasileira de Assistentes Sociais, em 1948. A partir da criação do CFAS, em 1962, um novo Código é aprovado em 1965, passando a ter um caráter legal, assim como as reformulações posteriores em 1975, 19.
O atual Código de Ética dos Profissionais de Administração foi publicado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) no dia 22 de março de 2018. A norma, instituída pela Resolução Normativa CFA nº 537, atualizou os deveres de conduta dos profissionais de Administração.