As duas aurículas ocupam apenas uma pequena porção do coração e estão situadas na parte superior do órgão. Estão separadas entre si pelo septo vertical, designado de septo interauricular, e dos respectivos ventrículos pelo septo horizontal, denominado septo auriculoventricular.
Separação e valvas Os ventrículos são separados das aurículas por valvas chamadas de valva mitral ou valva bicúspide, entre a átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo, e valva tricúspide, entre a átrio direito e o ventrículo direito.
Septo interatrial , Anat : estrutura divisória dos dois átrios do coração (anteriormente denominada Septo interauricular ). Septo interauricular , Anat : antiga denominação de septo interatrial . Septo interventricular , Anat : parede divisória dos ventrículos do coração.
Válvulas do coração Entre os átrios e os ventrículos, encontramos as válvulas atrioventriculares. No coração, também estão presentes as válvulas semilunares pulmonar e aórtica, localizadas entre os ventrículos e a artéria pulmonar e aorta, respectivamente.
O septo interventricular é a parte que separa os dois ventrículos. O sulco coronário (atrioventricular) indica a divisão entre o átrio e os ventrículos. Ele circunda quase completamente o coração.
O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores). Ele possui 4 faces: a face esternocostal (anterior), a face diafragmática (inferior) e as faces pulmonares direita e esquerda (laterais).
A parede do ventrículo lateral direito é três a seis vezes mais fina que a do esquerdo, porque ela possui a base espessa que perde massa em direção ao ápice. Apesar dessa diferença de massa muscular, as câmaras internas dos ventrículos possuem o mesmo tamanho, e podem acumular cerca de 85 mililitros no adulto.
O VENTRÍCULO ESQUERDO recebe o sangue do ÁTRIO ESQUERDO, através da VÁLVULA MITRAL, e em seguida bombeando sangue oxigenado para todo o corpo, que passará através da VÁLVULA AÓRTICA para a ARTÉRIA AÓRTA.
O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo. Os átrios são separados pelo septo interatrial e os ventrículos pelo septo interventricular.