Falar sobre sociedade estamental é mergulhar um pouco na história e relembrar o contexto econômico e social da Europa durante a Idade Média. E é justamente esse o conceito desse termo: estrutura social organizada a partir da posse de bens e dos prestígios do berço familiar. ...
Na Idade Média, a sociedade feudal era hierárquica, dividida basicamente em quatro estamentos ou estados: Rei, Nobreza, Clero e Servos, sendo que os dois primeiros possuíam privilégios em relação ao último grupo subordinado.
Portanto, a sociedade estamental é organizada a partir das tradições e dos valores sociais que fazem com que determinados grupos sejam privilegiados e outros não. Nesse modelo, não há mobilidade social – um servo dificilmente se tornaria, por exemplo, um nobre.
Considera-se que a sociedade feudal era estamental por ser dividida em estamentos, ou seja: classes sociais fixas de difícil ou nenhuma mobilidade social. Era formada por: Nobreza: os donos de terras, senhores feudais e cavaleiros, que possuíam riquezas e controlavam a produção agrícola ou cuidavam da proteção.
O estamento constitui uma forma de estratificação social com camadas mais fechadas do que as classes sociais, e mais abertas do que as castas, ou seja, possui maior mobilidade social que no sistema de castas, e menor mobilidade social do que no sistema de classes sociais.
No Antigo Regime, a sociedade estava separada por camadas: clero (primeiro estado), nobreza (segundo estado), burguesia e camponeses (terceiro estado). O clero e a nobreza não pagavam os impostos, apenas a burguesia, camponeses e trabalhadores liberais pagavam essas taxas.
Sociedade feudal A sociedade feudal era composta de três grupos principais: o clero (oratore), a nobreza (belatore) e os camponeses (laboratore).
A) Antigo Regime A sociedade estamental era caracterizada pela desigualdade social e pela divisão da sociedade em privilegiados (nobreza e alto clero) e não privilegiados (todo restante da sociedade incluindo a burguesia, os camponeses e os trabalhadores urbanos).
Divisão da sociedade feudal. A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.