Ouça em voz altaPausarO que temos então, é o alívio de tensões e estresse, aumento da autoconfiança e autoestima, sensação de alegria e leveza. E na minha opinião, o mais interessante, é que a dança nos conduz a uma maior conexão, não só com o outro, mas principalmente com o nosso corpo, com nosso espaço interno.
Ouça em voz altaPausarQuando a pessoa se envolve com a dança, é quase imediata a elevação da autoestima e a sensação de bem-estar. Os movimentos da atividade são um importante aliado no combate à depressão. Isso porque, durante a dança, são liberados neurotransmissores ligados justamente à sensação de bem-estar, motivação e prazer.
Ouça em voz altaPausarA dança desenvolve a coordenação motora, agilidade, ritmo, percepção espacial e fortalece a musculatura. Também melhora a autoestima, as relações interpessoais, reduz os bloqueios psicológicos, melhora a concentração, sensibilidade e a motivação; fatores importantes para potencializar a criatividade.
Ouça em voz altaPausarA dança é a arte de movimentar o corpo em determinado ritmo, ou seja, é a arte de mover o corpo de forma harmônica, coordenada. Dançando você pode expressar todos os seus sentimentos, emoções, alegrias e outros, por meio dos movimentos.
Ouça em voz altaPausarAlém de ser uma atividade divertida, dançar também queima calorias, combate o estresse e ainda aumenta a sensação de bem-estar. Dependendo do ritmo, a dança pode também fazer bem para o coração e para o condicionamento muscular, além de melhorar alongamento, flexibilidade, concentração, equilíbrio e coordenação motora.
Ouça em voz altaPausarO sapateado é um dos ritmos com maior trabalho aeróbico. Além disso, sua prática não apenas ajuda a oxigenar o corpo e queimar gorduras. Graças aos sons de tacos e pontas sobre o piso, também é possível: Tonificar especialmente as panturrilhas.
Ouça em voz altaPausarAo nos voltarmos para dentro, podemos criar uma imagem mental capaz de estimular nosso corpo. Dançar beneficia as dimensões física, emocional e cognitiva e permite a integração social, além de favorecer o funcionamento dos sistemas circulatório, respiratório, esquelético e muscular.
Ouça em voz altaPausarCada vez que entramos na pista de dança estamos fortalecendo nosso sistema cardiovascular. Isso é devido ao fato de que, quando dançamos, ativamos a circulação e a frequência cardíaca. A Associação Americana do Coração recomenda a dança como exercício aeróbico para reduzir os riscos de doenças cardíacas.