Assim, a lamparina estará pronta para uso, basta acender com um isqueiro ou fósforo. O óleo geralmente é classificado como combustível não inflamável, ao contrário da gasolina ou do álcool, isso o torna muito mais seguro.
Molhe a extremidade da tocha envolta em tecido em um recipiente de querosene, óleo de parafina ou combustível, durante pelo menos cinco minutos. Depois que o combustível já tiver absorvido adequadamente a camada de algodão, acenda-o e desfrute de até uma hora de luz.
A temperatura da chama de uma lamparina de laboratório depende grandemente do combustível líquido que é utilizado. A queima de metanol (ou álcool metílico), por exemplo, produz uma chama menos quente do que a produzida através da queima de etanol (ou álcool etílico).
Corte o saco de papel em tiras medindo 7,5 x 25 centímetros. Enrole e torça as tiras de uma ponta a outra. Depois, mergulhe as tiras em 2 xícaras de água misturada a 1/4 de xícara de sal. Deixe os pavios de papel secarem em uma bandeja por uma noite antes de usar.
Use um querosene limpo e remova respingos. Coloque o queimador com o pavio na lamparina e deixe que ele se encharque por pelo menos 10 minutos. Vire o pavio para baixo para que ele fique protegido da manga do queimador.
A forma mais usual nas roças brasileiras, eram as lamparinas, em formato de funil, com uma alça em um dos lados, com pavio de flanela ou algodão retorcido, que fazia contato com a querosene, que mantinha a chama acesa. O pavio ao ser queimado era substituído por um novo.
Óleo Combustível mineral Life Oil 500 ml, próprio para utilizar em tochas de bambu, lamparinas e lampiões. Produto altamente inflamável, o recipiente de uma tocha de bambu tem capacidade para aproximadamente 250ml, usando este óleo sua capacidade de ficar acesa varia de 4 a 6 horas.
óleo de citronela O óleo de citronela é uma excelente opção de óleo para usar em tochas e funciona como um repelente biológico contra insetos, como os temidos mosquitos. Tem a mesma função dos óleos minerais para tochas, com a vantagem de manter os insetos afastados.
Lamparina de álcool líquido
Fazemos dois furos na tampa para encaixar os tubos de cobre. O tubo mais espesso (8-10 mm) projeta-se cerca de 8 cm acima da tampa e 3 cm abaixo. Um pavio é feito de algodão, como pode ser visto na imagem. E é feito um furo na tampa da garrafa, para evitar um aumento de pressão.