Que tem por fim instruir (ex.: unidade didáctica ). 3. Que facilita o ensino ou a aprendizagem; que serve para ensinar ou aprender (ex.: jogos didácticos ).
A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia, pois ela situa-se num conjunto de conhecimentos pedagógicos, investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino, portanto é considerada a ciência de ensinar.
Didática é o estudo da situação instrucional, isto é, do processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor- aluno. ... Mas é preciso uma preocupação que vai além do ensino: refere-se à educação como processo de formação do ser humano. Nesse sentido, educar é muito mais que ensinar.
A didática é fundamental à docência e ao processo de ensino-aprendizagem. Uma ciência que tem por objeto específico e formal a direção do processo de ensinar, tendo em vista fins imediatos e remotos de eficiência instrutiva e formativa (Renzo Titone, 1974). ...
Capaz de facilitar a aprendizagem ou próprio para ensinar: processos didáticos.
Chamamos didático, portanto, um trabalho direcionado à melhoria do ensino e da aprendizagem dos alunos. ... Podemos considerar como paradidáticos os trabalhos não destinados à determinada série do grau de ensino, mas que visam a uma divulgação cultural mais genérica.
Pedagogia – ciência que tem como desígnio o estudo da educação. Didática é uma ramificação da ciência pedagógica que tem como objetivo de ensinar métodos e técnicas que autorizam o aprendizado do aluno por parte do professor ou instrutor. ...
A Pedagogia estuda e reflete sobre a teoria da educação e a Didática direciona-se ao estudo da teoria e da prática do ensino. A Pedagogia define os objetivos e determina os métodos da ação educativa.
Estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino A estrutura e componentes explica o processo didático como a ação recíproca entre três componentes; os conteúdos, o ensino e a aprendizagem.
Fundamentos da Didática 2018 A Didática é uma disciplina do campo da Pedagogia que tem como objeto central de estudos, e de práticas, as relações entre as formas de ensino e aprendizagem e os desafios da docência na sociedade.