De acordo com o Grande Dicionário Houaiss, ela significa "profundo amor à humanidade", "desprendimento", "generosidade para com outrem" e "caridade".
Filantropia é o ato de ajudar o próximo, por meio de várias atitudes altruístas e solidárias que colaboram com o suporte para com outros seres humanos. Doações de roupas, comida, dinheiro e demais ações de caridade são alguns exemplos.
Essas instituições são privadas, sem fins lucrativos, mas são contratadas pelos gestores públicos para prestarem serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS). ... Grande parte dos hospitais filantrópicos atende pelos planos de saúde existente no país e também presta serviço aos pacientes de forma particular.
Para ser reconhecida como filantrópica pelos órgãos públicos, a entidade precisa comprovar ter desenvolvido, no mínimo pelo período de três anos, atividades em prol aos mais desprovidos, sem distribuir lucros e sem remunerar seus dirigentes.
Projetos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições filantrópicas e voluntários promovem ações com o mesmo propósito: contribuir para a melhoria da qualidade de vida de grupos à margem da sociedade, e fortalecer valores como solidariedade e empatia.
Associação filantrópica: reúne voluntários que prestam assistência social a crianças,idosos, pessoas carentes. Seu caráter é basicamente o da assistência social.
A filantropia pode ser dividida praticamente em três fases:
Significado de Filantropo substantivo masculino Aquele que exerce ou pratica filantropia; sujeito que ama o próximo e se dedica a obras de caridade. Pronuncia-se: /filantrôpo/. Ver também: filantrópico.
O que é Filantropia Filantropia é o ato de realizar doações de dinheiro, bens ou trabalho em prol de uma causa. O termo vem do Grego; filos significa amor e tropos significa Homem. Portanto, trata-se de uma ação movida pelo "amor à Humanidade". O contrário de Filantropia é Misantropia.
O Hospital Beneficente é um hospital destinado a beneficiar uma determinada instituição de caridade ou um grupo de pessoas necessitadas. Ao contrário de hospital filantrópico que não cobra pelos seus serviços, o hospital beneficente usa os seus lucros para ajudar a quem necessita.