1. [Antigo, Depreciativo] Designação dada pelos africanos aos portugueses. 2. [Brasil] Relativo a ou operário que trabalhou na construção de Brasília, capital do Brasil (ex.: o livro traça o perfil de vários trabalhadores candangos; meu tio foi candango).
O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa. No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital.
Os pesquisados são, em sua grande maioria, filhos de candangos que viviam no antigo núcleo de favelas conhecido por Vila do IAPI e que foram removidos, em 1971, para a recém-criada cidade-satélite de Ceilândia (DF), recorte espacial deste estudo. A delimitação temporal vai do ano de 19.
A iniciativa contempla estudantes de 14 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, para oportunidades de emprego no governo do Distrito Federal (GDF). Interessados devem fazer as inscrições até 15 de julho. A lista com o nome dos estudantes selecionados será divulgada no dia 21 de julho, no site do programa.
Histórico. Os primeiros trabalhadores que chegaram em Brasília em meados de outubro de 1956 vieram de Belo Horizonte por ordem do engenheiro Roberto Pena para trabalhar na construção do Catetinho. Aqui eles se abrigavam das fortes chuvas do cerrado em barracas cedidas pelo Exército.