As cores das coisas são determinadas pela frequência da luz. ... Dessa forma, ao vermos um objeto de cor escura (objeto negro), podemos dizer que esse objeto está absorvendo toda a luz que incide sobre ele. Já ao vermos um objeto claro (cor branca), podemos dizer que ele está refletindo toda a luz que incide sobre ele.
A cor de um objeto é determinada pela frequência da onda que ele reflete. ... Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), enquanto o preto é a ausência de luz.
A cor é a impressão causada nos olhos pela luz solar, sendo percebida através do seu comprimento de onda pelo cérebro. ... Já o preto é ausência de luz, ou seja, a inexistência de cor, já que ela não consegue refletir luminosidade em qualquer objeto.
Os fenômenos que nos possibilitam enxergar as cores são a refração e a reflexão da luz nos objetos. A luz é uma onda eletromagnética composta por diversas outras ondas dentro dela mesma, que formam as cores.
Como a luz branca é uma composição de todas as outras cores, quando iluminamos um objeto com ela e o enxergamos, por exemplo, da cor azul, é porque esse objeto refletiu difusamente a luz de cor azul e absorveu todas as outras luzes.
Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos. Essa luz é que chega aos nossos olhos. Lá dentro, na camada mais interna, chamada de retina, existem algumas células minúsculas, os cones e os bastonetes.
A formação das cores depende diretamente da quantidade de luz que será refletida pelo objeto, e pelo tipo de luz que incindiu sobre ele.
Se incidirmos luz branca sobre um objeto opaco, parte da luz é absorvida e outra parte será refletida. A quantidade de energia que o corpo vai absorver ou refletir depende basicamente de dois fatores: a frequência da luz e o tipo de material de que é feito o corpo.
As cores "invisíveis" são as misturas de luzes complementares, como o azul e o laranja, o vermelho e o verde, o púrpura e o amarelo. "Não existe uma cor amarelo-azulada ou um vermelho-esverdeado", diz o físico Oswaldo Cruz Martins, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.
Branco e o preto: presença e ausência de luz A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.