A alternativa correta é a letra c, pois, polos iguais de um imã repelem-se e os diferentes atraem-se. Vejamos por que as demais afirmações estão incorretas: ... De acordo com o princípio da inseparabilidade dos polos magnéticos, não é possível encontrar um imã apenas com o polo norte ou sul.
Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades.
Esse fenômeno é possível em virtude da existência do campo magnético terrestre. Inseparabilidade dos polos magnéticos, ou seja, não pode haver um imã somente com polo sul ou com o polo norte.
Ao se quebrar um ímã, observou-se uma outra propriedade: a de inseparabilidade dos polos. Quebrando um ímã em mais pedaços sempre encontraremos novos ímãs com dois polos.
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.
Os polos de naturezas opostas se atraem, já os polos iguais se repelem. O material que melhor representa o magnetismo é o ímã.
Os polos magnéticos não podem ser separados. Ao contrário dos polos elétricos que se separam, os polos magnéticos estão sempre presentes no mesmo corpo. Os polos de naturezas opostas se atraem, já os polos iguais se repelem.
Em contato com um ímã, o ferro doce transforma-se em imã temporário. ... Quando um ímã é quebrado, cada pedaço se constitui num novo ímã com pólos norte e sul. III. Pólos magnéticos de mesmo nome se atraem e de nomes diferentes se repelem.
O magnetismo ocorre quando pequenas partículas, chamadas elétrons, comportam-se de determinada maneira. Todos os objetos do universo são formados por elementos chamados átomos, os quais, por sua vez, são formados por elétrons e outras partículas (nêutrons e prótons).
Nos átomos, os elétrons e o núcleo encontram-se sempre em um movimento de rotação chamado spin. ... Se ele estiver próximo de um ímã, os movimentos de rotação desses átomos passam a se direcionar no sentido do ímã (devido ao campo magnético deste) – e, dessa forma, o ferro é atraído.