A educação no futuro vai preparar os estudantes para a vida. As salas de aulas terão funções diferentes das de hoje, pois terão como objetivo a prática. A meta maior da educação será fazer com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade.
Especialistas defendem que, para a educação no Brasil evoluir em 2021, é preciso aproveitar melhor as tecnologias usadas pelas escolas. ... O último ano não trouxe um ensino híbrido real às escolas brasileiras, mas o que alguns especialistas têm chamado de "aulas remotas emergenciais".
Educação do futuro será personalizada e híbrida, segundo pesquisa. Computadores e tablets estarão mais presentes na vida de professores e estudantes do que lousas e apostilas. Até 2030, a maior parte do ensino será personalizada, ou seja, vai acompanhar o ritmo e os interesses de cada aluno.
A integração entre o mundo presencial e o ambiente digital vai fazer parte da educação do futuro." De fato, atualmente aposta-se muito em experiências figitais, em que o ensino a distância é combinado a encontros presenciais. Com isso, a frequência e finalidade de encontros presenciais são repensadas.
Precisamos organizar momentos presenciais com o apoio e envolvimento das famílias, respeitando todos os protocolos de saúde e distanciamento social para realizarmos essas avaliações. Elas são fundamentais para elaboração do plano de estudos, que deve ser individualizado. Cada aluno deve ter o seu próprio plano.
Ninguém sabe ao certo o que 2021 reserva, mas a expectativa, segundo especialistas ouvidos pelo R7, é que a tecnologia permaneça e que as escolas voltem às atividades, pelo menos parcialmente. A grande preocupação está na evasão escolar e, ao contrário do que muitos pensam, 2020 não foi um ano perdido.
Reaproveitar as instalações físicas do ambiente escolar Uma sala vazia, por exemplo, pode virar um espaço de jogos, vídeos, descanso ou leitura. É possível, também, repaginar o local para oferecer aulas paralelas, como de idiomas e qualquer outro tema que seja do interesse de seus alunos.