O que é a Valoração Ambiental? Valorar economicamente um recurso ambiental significa determinar quanto melhor, ou pior, ficará o bem-estar das pessoas em função da mudança na quantidade ou qualidade de bens ou serviços ambientais.
Métodos de valoração de danos ambientais A valoração econômica ambiental é uma tentativa bem sucedida de se atribuir um valor monetário para os ativos e serviços proporcionados pela natureza. Segundo a terminologia, "valorar" significa fazer juízo de valor sobre algo e "valorizar" significa atribuir valor monetário.
No sentido aqui proposto, associar valor ou valorar recursos ambientais e naturais significa obter um valor econômico ou monetário. A valoração monetária é a expressão mais corrente desse valor, mesmo porque, não se pode ignorar que grande parte das decisões em nossa sociedade são apoiadas em valores monetários.
Valoração refere-se ao ato ou efeito de valorar, de determinar o valor ou a qualidade de algo. Seria como "julgar" o valor de algo. Quando se usa o termo "valoração" a intenção é atribuir valor a algo, refere-se a valorar, a determinar a importância o preço ou a qualidade de algo.
Os métodos de valoração aqui analisados são assim classificados: métodos da função de produção e métodos da função de demanda. Métodos da função de produção: métodos da produtividade marginal e de mercados de bens substitutos (reposição, gastos defensivos ou custos evitados e custos de controle).
De modo geral, a valoração ambiental visa avaliar e determinar um valor para uma determinada área considerando seus potenciais recursos ambientais que podem estar exposto a algum tipo de degradação.
Neste contexto, a valoração do dano ambiental é imprescindível para que se tenha noção da magnitude (ainda que subestimada) do prejuízo ambiental imposto. Neste sentido, podemos dizer que os métodos de valoração: ... Só é possível valorar o dano ambiental pelo valor de não-uso dos recursos ambientais afetados.
Desta forma, para se calcular o valor total dos danos ambientais, deve-se multiplicar o valor monetário da recuperação objetivamente pelo valor atribuído em tabelas pré-estabelecidas[3] aos locais examinados.
O método de valoração contingente busca, por meio de surveys (entrevistas) pessoais, revelar as preferências dos indivíduos por um bem ou serviço ambiental; conseqüentemente, busca captar a disposição a pagar (DAP) para garantir um benefício ou a disposição a aceitar (DAC) para incorrer em um malefício.
Resumo: Objetivando subsídios para uma exploração dos recursos naturais de forma mais racional, foram criados os diferentes métodos de valoração econômica ambiental. Uma importante função desses métodos é no auxílio à justiça em ações civis e criminais, através de sua aplicação no cálculo do valor dano ambiental.