Angiogênese é a formação de novos vasos sanguíneos. Um processo normal do crescimento e cura, que também está ligado ao desenvolvimento de diversas doenças, incluindo o câncer.
Sabe-se hoje que a angiogênese resulta da liberação local pelo tumor de algumas proteínas com ação estimuladora para o desenvolvimento vascular, como o fator de crescimento fibroblástico básico (bFGF), a ciclo-oxigenase 2 (COX-2) e o fator de crescimento endotelial vascular (VEGF).
Embora sejam anormais, as células tumorais também dependem de nutrientes e oxigênio para sobreviver e crescer. É por isso que emitem sinais para que novos vasos sanguíneos sejam criados e orientados para o tumor, a fim de nutri-lo, em um processo conhecido como angiogênese tumoral.
A angiogênese significa literalmente a criação de vasos sanguíneos novos. A palavra "angio" significa vasos sanguíneos quando a "génese" significar a criação. A angiogênese é um processo importante que ocorra ambos durante a saúde e a doença.
A vasculogênese pode desempenhar um papel fundamental na organogênese (MATSUMOTO et al., 2001). O termo angiogênese é muitas vezes empregado no seu sentido mais lato, como o mecanismo de proliferação de células endoteliais e musculares lisas para formar novos vasos sangüíneos.
O exercício, estimula a angiogênese de forma mais acentuada em indivíduos não treinados, ou sedentários, do que em indivíduos treinados.
O que é oncogênese? É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.
A angiogênese ocorre em três passos principais: Degradação da membrana basal com formação de uma botão vascular; Migração de células endoteliais; Maturação, formação e inibição de crescimento.
O óxido nítrico (NO) e o fator de crescimento vascular endotelial (VEGF), são os principais agentes bioquímicos do processo de angiogênese. A angiogênese relacionada ao exercício sofre influência de variantes.
As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores.