Quem foi Carlos Drummond de Andrade? Carlos Drummond de Andrade foi um poeta, cronista e contista brasileiro, considerado o mais influente do século XX. Nasceu na cidade de Itabira, em Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902 e faleceu em 17 de agosto de 1987, no Rio de Janeiro.
Portador de uma ironia ímpar e um amargor característico, Drummond produziu uma obra que problematiza questões sociais, existencialistas, amorosas e da própria poesia. Suas poesias de cunho social fortemente marcada por uma influência de esquerda são consideradas sua obra-prima.
Confira alguns dos poemas mais famosos de Carlos Drummond de Andrade, analisados e comentados.
No poema de Drummond, o fazer poético é apresentado de modo diverso: a dificuldade do poeta está em tentar escrever o verso "inquieto, vivo" e não encontrar uma expressão formal, por mais que "pense" em como traduzir em palavras essa inspiração.
Em livros como A Rosa do Povo, retratou a guerra européia e a ditadura varguista, evidenciando sua postura contrária a elas. Em livros como Claro Enigma, faz referência ao mundo imediatamente posterior à guerra e à ditadura, mostrando a mesma perplexidade e o mesmo inconformismo.
Carlos Drummond de Andrade apresenta uma poesia concreta, objetiva e com linguagem mais popular. O autor incentiva a liberdade para escrever, como muitos modernistas do seu tempo, e dá um tom ácido aos seus escritos com versos irônicos e sarcásticos.
O poema de Drummond fala das mudanças da cidade. ... No poema, os andaimes denotam as estruturas que se elevam do chão, a solda autógena demonstra a velocidade dos avanços científicos, o cimento escorrendo nas formas faz referência ao movimento e o "não parar" dessas construções, montagens e inovações da urbanidade.