Oferendas ao Boiadeiros na Umbanda
Ogum A linha de boiadeiros é sustentada, num dos seus mistérios, pelo Orixá Ogum. Por isso, eles são verdadeiros "soldados" que vigiam tudo o que acontece dentro do campo da lei maior, estando sempre prontos a acudir os necessitados.
São uma classe de espíritos que tem como principais funções recolher espíritos obsessores, quiumbas, e também atuar na limpeza energética nos terreiros.
Ajuda-me nesta hora, abra as porteiras de meus caminhos! Traga no teu laço aqueles que me querem mal. Que na Tua chibata haja justiça de minha causa. Que eu encontre em meus caminhos a solução para para os meus pedidos.
Verdadeiro caboclo. Anos se passaram e Zé dos Anjos, como era chamado, foi reconhecido pelo Senhor Sebastião dos Anjos como o Boiadeiro mestre da fazenda Navizala. Sua fama de bom Boiadeiro correu todo o sertão e ele passou a ser chamado de Boiadeiro Navizala. Ele era chamado para todas as festas da região.
Modo de preparo
cachaça Os Boiadeiros gostam das comidas dos viajantes do sertão, como feijão tropeiro, arroz de carreteiro e farinha.. Bebem de preferência cachaça (pura ou adoçada com rapadura), garrafadas e sucos de ervas.
Saudação aos Boiadeiros Que significa: Salve aquele que possui braço forte, Boiadeiro! orientarem aqueles que encontram-se perdidos e fora do caminho de Luz. Eles conhecem através do amor a Lei Divina, e são incensáveis quando o assunto é perseguir o verdadeiro caminho do Pai.
Sua fama de bom Boiadeiro correu todo o sertão e ele passou a ser chamado de Boiadeiro Navizala. Ele era chamado para todas as festas da região. As moças suspiravam por ele, e os homens desejavam seu lugar de Boiadeiro mestre.
São entidades muito próximas aos Boiadeiros com origem terrena no Povo de Minas. Alguns poucos terreiros fazem sessões destinadas a essas entidades, mas a maioria incorpora mesmo na parte destinada aos Boiadeiros. Diversos cânticos (pontos) fazem referência aos Mineiros.