O ideal é aplicar adubo, químico ou orgânico, após chuva de boa intensidade ou irrigação. O solo molhado permite o deslocamento dos nutrientes até as raízes e sua adequada absorção. Aplicar adubo com o solo seco é desperdício: os nutrientes não são aproveitados pela planta e o produtor acaba tendo prejuízo.
O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.
Os drenos colocados no solo consistem em tubos especializados, valas ou fossos especializados para drenar. O processo de drenagem consiste no processo de escoar e "enxugar" a água de terrenos agrícolas encharcados ou alagados bem como outro tipo de terrenos que tenham excesso de água.
Resposta: 1) Aplicação de adubo orgânico ou de origem mineral em solos que possuem baixo teor de nutrientes. Eles servem para aumentar a fertilidade do terreno e impedir o seu rápido esgotamento.
Quando o solo está seco, sua resistência é alta e quando ele está molhado, sua resistência é baixa.
Dicas fáceis de como preservar o solo
É bom para agricultura, também é muito utilizado como matéria-prima para fabricação de utensílios, cerâmicas, objetos de arte e adornos, assim como para construção por meio de telhas, tijolos cerâmicos, adobes, parede de pau a pique e taipa de pilão.
4- A água infiltrará mais rápido no solo arenoso, pois seus grãos são maiores e mais afastados. Assim permitem que a água passe com facilidade.
Como fazer a drenagem do solo?
Fazer caleiras de drenagem ou valas para ajudar no escoamento, evacuação e coleta das águas pluviais, domésticas e efluentes. Para evitar a erosão, plante relva nas margens do seu terreno por exemplo e revista o fundo com pedras.