Nos casos de protrusão acetabular ou coxa profunda, o impacto ocorre por relativo aumento da profundidade, que contém não somente a cabeça femoral, mas também parte do colo. Segundo os mecanismos e os padrões das lesões condrais e labrais, podemos dividir o IFA em dois tipos principais: came e pincer (figura 4).
Como é feito o Diagnóstico de Impacto Femoroacetabular? O diagnóstico de IFA só pode ser determinado através de exames de imagem que detectem as alterações ósseas presentes no colo do fêmur e acetábulo e também as possíveis lesões de lábrum.
Essas alterações no formato e no funcionamento biomecânico do quadril é conhecido como Impacto Femoroacetabular (IFA). Podemos dizer que existe três tipos de impacto, CAM ou CAME, PINCER e Misto. O primeiro, seria devido as alterações no formato entre o colo e cabeça do fêmur, defeito conhecido como CAM ou CAME.
Impacto femoroacetabular (IFA) é uma condição que ocorre quando existe um contato anormal e desgaste entre a cabeça e o encaixe da articulação do quadril. Isso resulta em limitação da mobilidade e dor no quadril.
Inicialmente, a cirurgia da síndrome do impacto femoroacetabular era feita por meio de uma incisão no quadril. Hoje, ela já pode ser feita através de uma técnica minimamente invasiva. Na videoartroscopia de quadril, a equipe médica faz duas ou três punções pequenas na parte lateral do quadril do paciente.
No impacto femoroacetabular não é diferente. Contudo, para pacientes com o tipo clássico da doença, ela pode ser mais efetiva se realizada após o procedimento cirúrgico. É possível aliviar a dor do paciente com impacto femoroacetabular com o uso de múltiplas técnicas conservadoras — a fisioterapia é uma delas.
Os testes clínicos aplicados foram o flexão, adução e rotação interna (FADIR, na sigla em inglês) e o FABERE (flexão, abdução e rotação externa (FABER, na sigla em inglês) 6.
O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular consiste no remodelamento do fêmur proximal, osteoplastia ou reorientação da sobrecobertura acetabular e reparo/refixação labral ou desbridamento.
O tratamento cirúrgico do impacto femoroacetabular é baseado na melhora da amplitude do movimento, aliviando o impacto do fêmur sobre o rebordo do acetábulo. A técnica cirúrgica consiste no remodelamento do fêmur proximal, osteoplastia ou reorientação da sobrecobertura acetabular, além do reparo labral.
'A síndrome do impacto femoroacetabular é uma das principais causas de artrose do quadril, o desgaste da articulação....Dor no Quadril