Cetonas na urina são um sinal de que o corpo está a utilizar gordura para ter energia em vez de usar a glicose. Isto pode ser porque não há insulina disponível suficiente para levar a glicose a partir da corrente sanguínea para as células e ser usada para produzir energia.
Corpos cetônicos na urina podem ser sinal de diabetes descompensado, desnutrição, jejum prolongado, dietas muito rigorosas ou qualquer outra situação que tenha levado o corpo a utilizar gordura como fonte de energia, como, por exemplo, a prática de exercício físico intenso.
Os corpos cetônicos são moléculas usadas como fonte de energia preferencial por alguns tecidos como exemplo o tecido muscular e de forma secundária por outros como o tecido nervoso na baixa de glicose por exemplo.
Os corpos cetônicos, produtos do metabolismo dos ácidos graxos, são o beta-hidroxibutirato, o acetoacetato e a acetona.
É importante que o excesso de corpos cetônicos tanto na urina quanto no sangue seja investigado e tratado pelo médico, uma vez que o acúmulo de corpos cetônicos no sangue pode resultar em vários problemas para a saúde, como desidratação, desbalanço eletrolítico, acidose e, até mesmo, coma.
Por exemplo glicose na urina: se não tem o + quer dizer que não tem glicose na urina, se tem + quer dizer que tem pouca glicose, se tem ++ quer dizer que tem uma quantidade moderada e se tem +++ quer dizer que tem uma quantidade grande de glicose na urina.