Cada uma das etapas sequenciais de uma linha de produção industrial é, portanto, uma operação unitária. O conjunto de todas as etapas compõe um PROCESSO UNITÁRIO. Operações Unitárias são sequencias de operações físicas necessárias à viabilização econômica de um processo químico.
Um processo unitário é uma etapa na produção manufatureira na qual uma reação química ocorre; a oxidação de para-xileno a ácido tereftálico é um processo unitário, assim como a hidrogenação de óleo vegetal a margarina.
OPERAÇÕES E PROCESSOS UNITÁRIOS Um processo químico pode sempre ser decomposto em uma sequência de eventos, os quais podem ser estudados separadamente. Esses eventos são as etapas físicas ou operações unitárias e as reações químicas ou processos unitários.
No processamento de leite, por exemplo, homogenização, pasteurização, resfriamento e empacotamento são exemplos de operações unitárias que estão interligadas a fim de criar o processo como um todo. ... Nesse contexto, as operações unitárias mecânicas fazem todo esse trabalho.
Operações não são sempre chamadas por esse nome, mas qualquer que seja seu nome, é sempre relacionado com o gerenciamento da principal finalidade do negócio – produzir algum mix de produtos e serviços. Processos também produzem produtos e serviços, mas em menor escala.
Uma etapa de reação (por alguns autores tratado também como passo de uma reação) de uma reação química é definida como: "Uma reação elementar, constituindo um dos estágios de uma reação em etapas na qual um intermediário de reação (ou, para a primeira etapa, os reagentes) é convertido no próximo intermediário de reação ...
- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.